Bandeira da Austrália

Bandeira da Austrália
Bandeira da Austrália

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

RELEVO AUSTRALIANO

A paisagem Australiana é composta por vastos desertos de pedras, de areia e planaltos a oeste e centro, extensos platôs e planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos a leste. A altitude média da Austrália é de 330 m, a mais baixa de todos os continentes, e seu ponto mais alto, o monte Kosciusko, é de apenas 2.228 m. A ausência de altitudes muito elevas é compensada pela variedade de suas formas de relevo.

As regiões litorâneas exibem praias extensas e exuberante vegetação sustentada por uma grande variedade de formas de relevo que variam. Dos penhascos escarpados das montanhas Azuis a oeste de Sydney e as altas e graciosas falhas vulcânicas erodidas das Montanhas GlassHouse ao norte de Brisbane, até as planícies achatadas da costa oeste de Adelaide. Cerca de 70% do país é árida, e uma grande parte do centro é inadequada ao povoamento. Onze principais desertos constituem cerca de 20% de terra firme.

Mais de um terço do continente é potencialmente desértico devido à baixa precipitação. 465 mm é a média nacionais de precipitação anual, que varia de ano após ano, e é distribuída de forma irregular por todo o continete. A região mais seca é a da bacia de drenagem do Lago Eyre, que acusa um a média de menos de 125mmanuais, As regiões mais úmidas estão na parte tropical nordeste e no sudoeste da Tasmânia.


Legenda: Mapa do relevo da Austrália.




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. tomate cru faz bem para o cancer de mama nos homens ate porque nunca vi homem com este tipo de câncer mas se vc esta com problema nas vistas tome cha de formiga porque eu tambem nunca vi uma formiga de oculos

    ResponderExcluir